Agenda Docapesca
  • Notícias
  • Contactos

Comprovativo de Compra em Lota em destaque na DECO Proteste

11/3/2016

 
Imagem
O projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, desenvolvido pela Docapesca foi destacado na edição de outubro da publicação Deco Proteste, onde foi feita uma reportagem/investigação focada nos preços e informação ao consumidor de pescado.

Este estudo, elaborado por Susana Costa Nunes, aborda o preço do pescado ao longo da cadeia de valor, identificando uma variação bastante significativa entre a captura e venda ao consumidor final.
Outro tema abordado é a rotulagem dos produtos da pesca e aquicultura transacionados na União Europeia, sendo apresentado o CCL como um modelo dessa rotulagem permitindo ao consumidor final saber qual a lota onde o pescado foi transacionado, bem como a arte de pesca utilizada, sendo igualmente uma garantia do cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar.

Em 2014 mudaram as regras da rotulagem dos produtos da pesca e aquicultura transacionados na União Europeia. Estas normas aplicam-se a todo o pescado, independentemente da origem ou método de comercialização, desde que vendido ao consumidor ou a um estabelecimento de restauração.

No estudo foram analisados 194 rótulos com as novas regras de rotulagem em vigor desde 2014 e que vieram reforçar a informação junto do consumidor final. As principais conclusões dessa análise foi a seguinte:
  • Mais de 40% das bancas visitadas tinham o CCL - Comprovativo de Compra em Lota;
  • A denominação comercial estava sempre presente;
  • 8% dos casos tinham o nome cientifico presente;
  • 96% dos casos tinham o método de captura/produção assinalado;
  • 97% dos casos com a zona de captura assinalada;
  • 83% dos casos com a lota identificada.

A etiqueta CCL, uma iniciativa da Docapesca, permite identificar a lota do continente português onde o pescado foi transacionado. Sendo um pescado cuja primeira venda ocorreu em lota, cumpre as regras de rastreabilidade exigidas por lei.
A presença desta etiqueta significa que o pescado: foi capturado por embarcações portuguesas em águas nacionais, cumpre as regras de rastreabilidade exigidas por lei, respeita os tamanhos mínimos de captura, a sazonabilidade de cada espécie e as quotas de pesca. Esta etiqueta pode ser encontrada nas grandes superfícies, nas peixarias, nos mercados municipais e noutros locais autorizados.



Os comentários estão fechados.
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.