Agenda Docapesca
  • Notícias
  • Contactos

Estudo Diagnóstico "Clima Organizacional 2016"

11/21/2016

 
Imagem
Cientes de que o Clima Organizacional da empresa é indicador do grau de satisfação dos seus membros e que este se reflete no desempenho dos trabalhadores e, por sua vez, nos serviços prestados e desempenho global da Docapesca, foi avaliado o Clima Organizacional da empresa e comparados os seus resultados aos estudos efetuados anteriormente.

O questionário aplicado à totalidade de 483 trabalhadores da Docapesca, assenta em modelos validados estatisticamente, tendo em conta diversas análises quer de âmbito mais global, quer por Delegação/Direção da empresa.

No cômputo geral,  este questionário visa também obter resposta a algumas perguntas, tais como:

Q1 – A Estrutura Organizacional e a Política de Recursos Humanos facilitam o desempenho dos trabalhadores?
Em linha com os questionários de anos anteriores e com o de 2016, verifica-se que estes são pontos a melhorar, pois são considerados fatores que não facilitam o desempenho dos trabalhadores.

Q2 – Qual a perceção que os trabalhadores têm sobre o Ambiente de Trabalho?
O ambiente de trabalho é claramente um aspeto a melhorar. Este espeto obteve uma cotação de apenas 2.99 pontos, portanto negativa, numa escala de 1 a 5. Neste campo, as questões que mais afetam os trabalhadores são o excesso de trabalho e o stress.

Q3 – Qual a perspetiva dos trabalhadores sobre o trabalho em equipa na sua Direção e com outras Direções?
Os trabalhadores consideram que existe um bom trabalho de equipa dentro das suas direções. No que respeita ao trabalho entre equipas de diferentes direções, consideram que existe maior dificuldade, sendo o trabalho “interdireções” um aspeto a melhorar.

Q4 – Qual a perceção que os trabalhadores têm relativamente à sua chefia direta e à hierarquia existente?
De um modo geral, a chefia direta é percebida favoravelmente. Um aspeto a melhorar seria a chefia aumentar a comunicação em tempo útil aos trabalhadores sobre acontecimentos da empresa.

Q5 – As competências dos trabalhadores são adequadas às funções que desempenham?
No cômputo geral, os trabalhadores consideram possuir as competências adequadas ao desempenho das suas funções. No entanto, consideram-se que o tipo de formação profissional dada pela empresa é um ponto a melhorar.

Q6 – Qual o grau de comprometimento dos trabalhadores com a empresa?
As respostas revelaram que o nível de comprometimento é o fator com maior concordância, em especial no que respeita à preocupação dos trabalhadores com o futuro da empresa, a sua dedicação e orgulho que sentem pelas funções que desempenham.
​
Consulte o estudo descarregando-o AQUI

Os comentários estão fechados.
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.