Agenda Docapesca
  • Notícias
  • Contactos

“Peixes de Portugal”: livro inédito com todas as espécies existentes no País

7/24/2018

 
Imagem
Já está nas livrarias o livro “Peixes de Portugal”, o primeiro álbum de divulgação científica na área da Ictiologia a apresentar ao público português uma lista de todas as espécies de peixes existentes no nosso país – mesmo as que são conhecidas a partir de um número muito reduzido de exemplares – pretendendo corresponder ao crescente interesse e fascínio em torno do mar e do ambiente marinho, quer de cientistas quer do público em geral.

Da autoria de Maria José Costa, consagrada ictiologista, esta obra – com magníficas aguarelas de Pedro Salgado e fotografias de Emanuel Gonçalves a convidar à imersão no paraíso – é principalmente um atlas, embora também possa e deva servir como um guia para identificação das famílias dos peixes de Portugal e das respetivas características, e para iniciação de alunos e de outros interessados.

A autora:
​
Maria José Costa é Professora Catedrática reformada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUP), é atualmente investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Foi Vice-Presidente do Instituto Nacional de Investigação das Pescas e Presidente do Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Diretora do Centro de Oceanografia, Membro do Conselho Científico das Ciências do Mar e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais. Tem 156 publicações em revistas científicas internacionais e 3360 citações dos seus trabalhos. Publicou vários capítulos de livros científicos internacionais e um livro e vários capítulos de divulgação científica, bem como artigos em revistas e jornais. Foi e é revisora científica de várias revistas científicas internacionais. É presidente da AMONET, Associação de Mulheres Cientistas e foi uma das 100 cientistas homenageadas pelo Ciência Viva no Dia da Mulher.

O fotógrafo:

Emanuel Gonçalves licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1990 e doutorou-se em Ecologia e Biossistemática na mesma universidade em 1997. É Professor Associado no ISPA – Instituto Universitário. É administrador da Fundação Oceano Azul e vice-diretor do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. É autor ou coautor de mais de 80 publicações científicas em revistas internacionais e de mais de uma centena de comunicações em congressos nacionais e internacionais. É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e tem na fotografia subaquática o seu principal hobby e também uma importante ferramenta de trabalho científico e de promoção da conservação marinha.

O aguarelista e coordenador da ilustração:

Pedro Salgado formou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1984), e em Ilustração Científica na University of California S. C. (1988, bolseiro Fulbright). Premiado a nível internacional em diversas ocasiões, destaca-se o 1º lugar no World Congress of Biomedical Communication (EUA, 1994) e o 1º lugar no Concurso Internacional Ilustraciencia 2017. Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa desde 2001. Lecionou Ilustração Científica em cinco mestrados e em mais de uma centena de workshops por todo o país e no estrangeiro. Impulsionou a formação da nova geração de ilustradores científicos em Portugal nos últimos trinta anos.

Os comentários estão fechados.
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.