Agenda Docapesca
  • Notícias
  • Contactos

Espécie da semana: choupa

9/27/2018

 
Imagem
A choupa é uma espécie que ocorre em fundos rochosos, onde se esconde em fendas e buracos, caçando preferencialmente à noite. Corpo ovalado, alto e comprido. Focinho curto, de comprimento igual ou maior que o diâmetro ocular. Dentição composta, em cada maxila, de 4-6 dentes caniniformes alongados, maiores os da fiada externa. 

Barbatana dorsal com 11 raios espinhosos e 11-13 segmentados. Barbatana anal com 3 raios espinhosos e 9-11 segmentados. Coloração cinzenta prateada, com reflexos esverdeados, azulados ou rosados, mais escura no focinho e espaço interorbital; listas longitudinais descontínuas de cor amarelo dourado sobre os flancos. O tamanho mínimo de captura é 23cm.

A choupa é maioritariamente transacionada nas lotas de Aveiro, Quarteira, Peniche, Sines, Sesimbra, Nazaré, Figueira da Foz e Matosinhos.

VII Seminário Desafios do Mar Português

9/27/2018

 
Imagem
O conceito do Seminário Desafios do Mar Português, criado em 2012 pelo Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), tem vindo, ano após ano, a fortalecer a sua posição como dinamizador de problemáticas em torno da relação de Portugal com o Mar.

Através deste evento, pretende-se uma vez mais, em articulação com diversas instituições e comunidades de público, prosseguir a difusão de momentos de educação e construção cívica em torno das temáticas marítimas. Tendo por base o tema desta VII edição, a “Sustentabilidade e Literacia Azul”, abordada através da biologia, antropologia, política e economia, procura-se sensibilizar a sociedade sobre o seu relacionamento com o mar, nomeadamente expondo os riscos que atualmente afligem os Oceanos, não esquecendo, no entanto, as oportunidades e o conhecimento que o mesmo nos pode brindar.
 
A VII edição do Seminário Desafios do Mar Português irá decorrer a 20 de outubro de 2018, por ocasião do 17º Aniversário da Ampliação e Remodelação do MMI. Serão parceiros deste evento a Fundação Oceano Azul e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro.
 

INSCRIÇÕES | ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt com os seguintes dados: nome, profissão, instituição e contactos.
Inscrições abertas até 19 de outubro de 2018
​

Abertura de concurso para a Dragagem da Doca de Faro

8/17/2018

 
Imagem
A Docapesca lançou um concurso público para a empreitada de dragagem na zona interior da Doca de Faro, com cerca de 17.500 m2, sendo o investimento previsto no caderno de encargos de 100 mil euros. Refira-se que já não se realizava uma dragagem no local há 27 anos.

Esta intervenção, que corresponde a um volume de dragados de 16.000 m3, é essencial para a reposição das condições de operação na zona interior da Doca de Faro e integra um projeto mais amplo, que inclui a reabilitação do cais flutuante dos pescadores e a garantia de acesso ao posto de combustível.
​

Docapesca investe na eficiência energética das lotas e dos portos de pesca

8/17/2018

 
Imagem
Na elaboração de novos projetos e requalificação de infraestruturas, a Docapesca tem dado especial atenção à melhoria da eficiência dos sistemas de iluminação e à monitorização dos consumos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, económica e social do setor da pesca.

Os equipamentos de iluminação das lotas estão a ser substituídos por T5, Flu. Comp. ou LED, nos cais de descarga por T5 ou LED e na iluminação pública dos portos de pesca por LED. A monitorização dos consumos energéticos das lotas está a ser realizada online.

Estão previstos outros investimentos neste domínio, quer na continuidade da aposta na iluminação LED quer em projetos piloto, como é o caso do “Porto Sustentável da Nazaré” com candidatura no MAR2020.
​

A Pesca por um Mar Sem Lixo em Aveiro

8/17/2018

 
Imagem
A Docapesca realizou, em 8 e 9 de agosto, em Aveiro, mais uma ação de acompanhamento do projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”, incentivando comportamentos responsáveis de recolha e separação de resíduos.

Foram também efetuados questionários aos pescadores das embarcações já envolvidas na iniciativa. Os novos aderentes receberam materiais para separação das embalagens dos resíduos produzidos a bordo e/ou capturados nas artes de pesca.
​
<<Anterior
Seguinte>>
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.