Agenda Docapesca
  • Notícias
  • Contactos

Boas práticas a bordo das embarcações de pesca: No transporte

8/8/2018

 
Imagem
A transferência do pescado do local de desembarque para o local da primeira venda deve ser feita de forma cuidadosa. Todos os equipamentos utilizados no transporte e transferência do pescado são limpos e higienizados, e bem conservados, protegendo-o de fontes de contaminação.

Após cada utilização, os veículos e os equipamentos devem ser limpos ou higienizados de forma a evitar a produção de cheiros e a permanência de detritos ou resíduos entre as várias utilizações ou transferências.

Quando são usados veículos de transporte, estes devem estar limpos e, preferencialmente, ser isotérmicos e ter refrigeração mecânica.
Deve também evitar-se arrastar ou sobrecarregar as caixas.
​

Espécie da semana: tamboril-branco

8/8/2018

 
Imagem
Espécie que ocorre em fundos rochosos, arenosos e lodosos. Corpo achatado dorso-ventralmente. Caracterizado por uma cabeça larga e achatada. Boca grande. Barbatana dorsal com 11-12 raios: o primeiro raio da barbatana dorsal termina num apêndice membranoso bífido; o terceiro raio da dorsal é comprido. Tem 9-10 raios na barbatana anal.

As barbatanas peitorais inserem-se num pedúnculo e com o peritoneu claro, o que o distingue do tamboril-preto (Lophius budegassa). De coloração castanho-escuro no dorso e ventre mais claro.

O tamboril é um peixe sem gordura, com alto teor de proteína e é fonte de ómega-3. Fornece uma quantidade significativa de potássio e fósforo.

É predominantemente transacionado na lota de Peniche, mas também um pouco por todo o país, nomeadamente na Póvoa de Varzim, Sagres, Matosinhos e Aveiro.
​

Saiba como prevenir o afogamento…

8/8/2018

 
Imagem
A cada hora todos os dias, mais de 40 pessoas perdem a sua vida por afogamento, uma grave e descurada ameaça à saúde pública que tira a vida a 372.000 pessoas por ano em todo o mundo. O afogamento está entre as 10 principais causas de morte de crianças e jovens. Mais de metade das vítimas tem menos de 25 anos de idade.

Assim que alguém começa a afogar-se, o resultado é muitas vezes fatal. Ao contrário de outras lesões, a sobrevivência é determinada quase que exclusivamente no local do incidente e depende de dois fatores altamente variáveis: da rapidez com que a pessoa é retirada da água e de quão prontamente é aplicada uma reanimação adequada. Por conseguinte, a prevenção é vital.

Conheça melhor este problema e como preveni-lo no Relatório Mundial de Afogamentos da OMS, traduzido agora para português pela Neptune Serenity – Associação de Prevenção do Afogamento.
​

Concurso para plataforma flutuante em Peniche

7/26/2018

 
Imagem
A Docapesca abriu, em 23 de julho, um concurso para a instalação de plataforma flutuante de apoio à pesca artesanal no Porto de Pesca de Peniche, com o valor base de 57.300 euros e prazo de execução de 180 dias.

​

Ministra do Mar lança primeira pedra do novo quebra-mar do porto de Angeiras

7/26/2018

 
Imagem
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, lançou em 25 de julho a primeira pedra da construção do novo quebra-mar do Porto de Angeiras, uma obra há muito aguardada pela comunidade piscatória local.

A construção do novo quebra-mar do Porto de Angeiras tem como objetivo proporcionar melhores condições de abrigo em relação à agitação marítima durante a navegação de aproximação e partida para a pesca, reforçando as condições de exercício da atividade piscatória.

Com esta obra, serão reduzidos, pelo menos, para metade os dias de inoperacionalidade da frota de pesca local.

A empreitada, da responsabilidade da DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a cargo da Teixeira Duarte, tem um investimento total de cerca de 4 milhões de euros, sendo cofinanciada pelo PO MAR2020 em 75%.

O prazo de execução será de 18 meses, incluindo já 6 meses de eventual paragem de inverno.
​
<<Anterior
Seguinte>>
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.