Agenda Docapesca
  • Notícias
  • Contactos

Schneider desenvolve projeto para a Docapesca

8/4/2017

 
Imagem
A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, foi o parceiro selecionado pela Docapesca para desenvolver uma solução de software integrada para promover a eficiência energética nas principais lotas das seis Direções de Portos de Pesca e Lotas onde esta desenvolve a sua atividade.

Os desafios da inovação, do crescimento e do desenvolvimento sustentável, com uma forte contribuição para o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris, são as referências do Conselho de Administração da Docapesca para o triénio 2017-2019.
Por este motivo, um dos objetivos estratégicos da empresa é a promoção da sustentabilidade ambiental, através da implementação de boas práticas e da introdução de novas tecnologias que permitam a redução dos consumos de energia, contribuindo assim para um setor moderno e competitivo, com um equilíbrio das vertentes económica, social e ambiental.

Na persecução deste objetivo, a Docapesca firmou uma parceria com a Schneider Electric, projeto desafiante pela incorporação de um conjunto de equipamentos descentralizados, em localizações distintas. Para além desta característica, a convergência da visão da Schneider Electric e da Docapesca na prestação de um serviço de excelência, com urna forte componente de inovação, rigor e atenção para a preservação do ambiente e responsabilidade social, foram o mote para esta parceria.

Primeiras necessidades identificadas: Monitorização de energia; Monitorização de alarmística de UPS (Unidades de Alimentação Ininterrupta); Controlo local e remoto de iluminação. O objetivo principal consistiu nos acessos remotos aos consumos de Energia nas diversas instalações da Docapesca, através da recolha, e tratamento de dados de consumo dos analisadores de energia elétrica instalados nos referidos locais.

A solução implementada permite traçar os perfis de carga/consumos ao longo de 24 horas, 7 dias por semana, e deste modo poder sensibilizar os utilizadores sobre os consumos em cada local de utilização de energia, ao mesmo tempo alocar os custos energéticos a cada setor, extrair relatórios de modo a tomar ações corretivas com vista a uma melhor exploração e manutenção dos equipamentos e instalações, bem como implementar e seguir a evolução de eventuais medidas de eficiência energética implementadas, de modo a otimizar os consumos, de acordo com os diversos regimes de utilização.

Através de uma investigação profunda, a Schneider Electric conseguiu compreender o contexto organizacional da Docapesca e apresentar uni conjunto de soluções que beneficiassem e atendessem às necessidades da organização. Desta forma, iniciou-se o processo de instalação de um conjunta de ferramentas de software, que permitiram otimizar todo o sistema de gestão de energia.
A partir da intervenção da Schneider Electric foi possível implementar uma solução ampla e segura, que promoveu uma redução de custos e o aumento da eficiência energética em todo o processo.

A implementação da solução pensada pela Schneider Electric e pela Docapesca possibilitou a observação de resultados e mais-valias, tais como: Controlo local de iluminação com consola de diálogo local Magelis com HM] personalizada; Controlo remoto de iluminação através da SmartStruXure AS; Monitorização remota de energia com PME 8; Solução Smart Panei com Smardink (para urna transmissão de dados entre a rede e os aparelhos e uma ligação adaptada e otimizada), EGX300, servidor de automação, Medidores IEM; Monitorização remota da alarmística das UPS através do StruxureWare Datacenter Experr Basic.

Este conjunto de soluções permitiu uma melhoria e incremento da eficiência energética dos edifícios da Docapesca. Este sistema de medição automática e contínua utiliza painéis de energia dinâmica para exibir informações operacionais e de consumo de energia. Através de gráficos, tabelas e widgets, os sistemas de autoraação e controlo oferecem urna contribuição mais eficaz para a eficiência energética global dos edifícios a longo prazo.

Terminada a implementação da solução, foi ainda proporcionada uma formação aos colaboradores da Docapesca, dotando-os de competências para a operacionalização dos sistemas.

Os comentários estão fechados.
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.